Cândido indica - 105 23/04/2020 - 17:29

Confissões de Um Jovem Romancista

Umberto Eco, Cosac Naify, 2013

(Trad.: Marcelo Pen)

O ensaísta e escritor italiano Umberto Eco (1932-2016) publicou seu primeiro romance, O Nome da Rosa (1980), quando estava prestes a completar 50 anos de idade. Quase três décadas depois, nos quatro ensaios reunidos nestas Confissões, o autor de livros como O Pêndulo de Foucault (1988) e Kant e o Ornitorrinco (1997), entre outros, rememora seus trabalhos teóricos e passeia por suas principais obras de ficção, refletindo sobre os próprios métodos de produção literária.

 

Fabulário

Ana Santos, Confraria do Vento, 2019

Nos poemas vencedores do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2017, Ana Santos aposta nas dicotomias para dar corpo aos versos, saltando da tragédia para o riso, do irônico para o delicado e das divagações para a assertividade do racional. Para embalar esse conjunto de sensações, a autora gaúcha trabalha desfechos inesperados, apropria-se de diferentes linguagens, como a do cinema e a dos sonhos, com cortes bruscos e finais que não trazem necessariamente uma moral da história.

Confissões
Fabulário

Com o Corpo Inteiro

Lucila Losito Mantovani, Pólen, 2019

A busca por uma identidade pessoal parece marcar o romance de estreia de Lucila Losito Mantovani. Em capítulos curtos e memorialísticos, entre outras situações, a protagonista lembra o conturbado processo de separação dos pais, abrindo espaço para problematizar o papel representado pelos familiares, e se atém à relação abusiva que teve com o instável Paco. Para acompanhar a jornada interior da protagonista, o projeto gráfico do livro está alinhado ao conteúdo: há páginas em branco, assim como na memória há brechas, e alguns capítulos estão virados de cabeça para baixo.

 

Amor e Amizade & Outras Histórias

Jane Austen, L&PM, 2019

(Trad.: Rodrigo Breunig)

A escritora inglesa Jane Austen (1775-1817), autora de Orgulho e Preconceito (1813) e Razão e Sensibilidade (1811), viveu pouco mais de 40 anos — o bastante para ver seus romances caírem nas graças do público. Nesta coletânea de histórias escritas em sua juventude, todas em forma de narrativas epistolares, nota-se o estilo irônico que a consagraria ainda em vida, trazendo a troca de cartas entre uma mulher madura e a jovem filha de uma amiga, amores proibidos e fugas da família.

Com o corpo inteiro
amor e amizade