BPP sedia o I Encontro Regional do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas 07/05/2024 - 12:59

Serão sete encontros, entre maio e setembro de 2024, em outras seis macrorregiões do estado do Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná recebe, nesta sexta-feira (10), a primeira reunião do I Encontro Regional do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas com Gestores Municipais do Paraná. O projeto, que concentra 35 municípios das macrorregiões Litoral e Região Metropolitana de Curitiba (RMC), acontece no Auditório da BPP, no segundo andar, das 9h às 17h30.

O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, enfatiza o diálogo com os gestores municipais por meio da BPP. “Esta é uma importante iniciativa para valorizar os profissionais da área e desenvolver ações mais amplas nas bibliotecas públicas. Estes encontros vão avançar em resultados eficazes para o setor”, afirma.

O encontro visa articular os Diretores e Gestores de Cultura dos municípios com as organizações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná. Em Curitiba, serão ministradas palestras sobre o estudo do valor social das bibliotecas públicas no Brasil, o perfil dessas instituições e seus serviços, bem como boas práticas nesses espaços. Além disso, haverá um painel de discussão sobre as Bibliotecas Públicas Municipais e sugestões de ações para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná.

De acordo com Marta Sienna, chefe da Divisão de Extensão da Biblioteca Pública do Paraná, o evento fortalece os instrumentos culturais. "Queremos que a biblioteca pública tenha mais visibilidade diante da comunidade e seja realmente um equipamento cultural dentro do Município", diz.

Encontros

Os demais encontros com os Gestores Municipais estão programados para ocorrer ao longo de 2024, de março a setembro, abrangendo as demais macrorregiões do estado. Estas incluem Ponta Grossa, Noroeste (em Maringá), Nordeste (em Londrina), Sudoeste (em Pato Branco), Centro Sul (em Guarapuava) e Oeste (em Cascavel).

Serviço:

Data: 10 de maio, sexta

Local: Auditório da BPP

Capacidade: 132 pessoas

Evento voltado ao público bibliotecário

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido Lopes, 133 - Centro

Curitiba - PR